3 motivos para comemorar suas conquistas

Tempo de leitura: 6 minutos

Hoje vou falar sobre um dos principais Hacks para quem deseja estar se superando a cada dia no mundo dos investimentos, do empreendedorismo, do trading, e de qualquer outra tarefa que seja desafiadora e necessite força de vontade para ser concluída em todas as etapas. Falo da sua dose diária de comemoração.

Este papo de hoje é um sobre reações químicas do nosso organismo que podem nos ajudar a avançar de nível, e a dica de hoje tem o poder de colocar três dos principais hormônios vinculados à felicidade e à motivação ao seu lado, em sua conquista, e em seus resultados no mundo do trading. Falo dos hormônios da Dopamina, da Endorfina e da Serotonina. Para entender tudo a este respeito, assista a este vídeo abaixo, feito com carinho para compartilhar esta sacada:

O ato de comemorar e a dopamina

Recentemente passei a adotar uma prática nada usual na minha rotina. Falo do Hábito de comemorar! Pequenas doses de um paraíso criado e recriado de tempos em tempos. Momentos em que todo o estresse do dia-a-dia, o whatsapp e a integração com o mundo de obrigações são deixados de lado.

Há alguns anos, se você me falasse para pegar um ou dois dias durante a semana útil para sair com minha esposa, comer uma tábua de presunto pata negra com queijo, e tomar um bom vinho… Eu provavelmente diria que você está louco e queria me ver sem dinheiro. Mas algo contra-intuitivo que eu descobri nestes últimos anos, é que quanto mais eu comemoro, mais motivos eu acabo tendo para comemorar, e isto faz com que eu acabe tendo mais dinheiro, mais produção e mais conquistas.

Comemorar um dia de Gain, ou mesmo um dia de Loss em que você conseguiu manter a disciplina, é uma excelente ideia! Comemorar o fechamento de um mês positivo, ou o fechamento do estudo de uma estratégia que pode te levar mais longe, podem ser boas dicas…

Tudo tem seus limites, e não estou sugerindo que saia hoje e compre um carro importado pelo simples fato de comemorar a vida. Mas fazer da comemoração algo eventual em demasia pode diminuir significativamente o seu nível de força de vontade. Sintomas do dia-a-dia como a procrastinação, a insegurança e a falta de entusiasmo podem ser superadas com a prática da comemoração, e nem preciso falar o quanto isto é valioso para um investidor ou trader. Isto porque, quando você divide grandes objetivos em pequenos pedaços, e comemora por isto, acaba liberando doses de Dopamina em sua corrente sanguínea, o que faz com que você passe  a se mover na direção de novas metas, desejos e objetivos. A dopamina usualmente é liberada em práticas de consumo, mas a sua associação a comemorações, além de ser  mais consistente, pode ser muito mais barata e produzir momentos memoráveis.

Lembrar e relembrar o motivo da comemoração, e a serotonina

Comentar com seu companheiro, companheira, ou amigo querido o motivo da comemoração faz com que você esteja se lembrando a todo momento do que te levou até lá, e o ato de relembrar a conquista eleva outro dos nossos hormônios aliados: A serotonina.

Este importante hormônio precisa estar sempre balanceado, pois sua falta gera sintomas como desmotivação, sensação de solidão e até mesmo depressão. Revivendo experiências, ao contar uma história, você promove uma descarga desta dose extra de força de vontade.

Mas tome cuidado para o feitiço não se voltar contra o feiticeiro: Divida suas conquistas somente com quem merece, e que não tem nenhum tipo de motivo para se sentir mal com elas! Cerque-se de pessoas que querem seu bem de forma genuína (família, principalmente), pois elas te ajudarão a ser resiliente na perseguição de seus objetivos. Pessoas que olhariam com cobiça para suas conquistas, ou as interpretariam como uma espécie de ostentação, devem ser riscadas deste mapa. Além de criarem objeções para tudo o que possa te motivar, estas pessoas não tendem a te gerar crescimento, e podem desviar seu caminho. Lembre-se que, de acordo com o velho ditado:

“Somos a média das 5 pessoas com quem mais convivemos”

E posso dizer com propriedade que selecionar a dedo as 5 pessoas que arbitrariam a minha média foi uma das atitudes mais poderosas que já tive na elevação de meus padrões de resultado na bolsa.

Os momentos agradáveis e a endorfina

Comemore com pessoas que te façam rir. Dar risadas te ajuda a liberar um outro hormônio-chave, a endorfina. Este será seu aliado na luta contra a ansiedade, promovendo sensações de prazer e elevando sua força de vontade.

Esta tríade de hormônios pode elevar sua força de vontade, seu foco, e sua resiliência. Com isto, os desafios do dia-a-dia de um trader podem ser superados com maior tranquilidade, e você passa a ter a sua indústria química pessoal trabalhando ao seu favor em sua produtividade como um todo.

Mas muita comemoração não sai muito caro?

Ao fazer isto repetidas vezes, é possível que você acabe elevando seus gastos, pois criar experiências comemorativas costuma ser o oposto de ficar em casa assistindo TV e comendo macarrão instantâneo. Mas uma das minhas principais lições destes anos de trading é que o primeiro passo para atingir níveis mais altos, é pensar como alguém que está no nível mais alto. E quando você cria pensamentos limitantes como “isto é demais para mim”, você acaba se limitando a um patamar mais baixo, e a principal barreira está na sua própria cabeça. Faça a dosagem de comemorações que caibam em seu bolso, pois o importante é não deixar de fazer. Vá evoluindo conforme as conquistas que este processo te ajudará a trazer forem se consolidando. Só nunca se limite. Nunca pense que uma viagem para a Tailândia, por exemplo, é uma comemoração impossível. Se sua cabeça estiver cada dia mais aberta, é uma questão de tempo até chegar lá.

Gostou? Deixe seu comentário. Eu te vejo AMANHÃ, com mais um conteúdo sobre algo que eu acredito que fará a diferença em sua vida e no retorno dos seus investimentos.