Como a síndrome do “Deixei de Ganhar” pode estar te atrasando

Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas vezes me deparo com a seguinte situação: Um investidor não consegue aproveitar uma determinada operação que estaria sendo coberta por seu método, seja por não estar presente na hora do disparo, seja por ter uma tolerância de agressão a mercado curta demais… Outras vezes, ainda, há casos em que mesmo em frente ao computador e com todas as condições favoráveis para a entrada, o nosso amigo fica de fora simplesmente por não sentir confiança no tempo da entrada. Enfim… Esta não é a pior parte, acredite!

A síndrome do “Deixei de Ganhar”

Este mal atinge 10 em cada 10 investidores, pelo menos uma vez na vida. Se ainda não foi atingido, prepare-se, pois ainda há tempo de tomar medidas preventivas. Assista ao vídeo abaixo e saiba como não se colocar à mercê de um mindset limitante na bolsa de valores.

 

Ao final do vídeo, imagino espero que a mensagem tenha sido clara… Nossa cabeça é como um grande potencializador de estímulos. Nossa insuperável capacidade receptora é em alguns casos, até mesmo, preocupante. Caso os estímulos que entram sejam limitantes, você corre o risco de interiorizar isto e desenvolver convicções perdedoras. Ter este tipo de convicção é a maior armadilha do mercado, pois em uma espécie de “efeito mágico”, quando isto ocorre, todos os desafios tornam-se mais difíceis, e todos os objetivos parecem inatingíveis.

O antídoto para a síndrome

A principal arma de defesa de um bom trader é se munir de bons estímulos, que gerarão boas convicções. Se sentir mal por não ter seguido a estratégia, mesmo que o resultado seja positivo, e se sentir bem por seguí-la, mesmo que o resultado final seja o stop loss.

Lembre-se que a parte em que você pode e deve ser pró-ativo e atento a qualquer revés é no momento de PLANEJAMENTO. A partir do momento em que sua estratégia está definida, e sua rota está firmada, não há solução melhor do que simplesmente executar. Qualquer falha nesta tarefa deve ser motivo para que você registre em seu diário de trades. Somente executando o plano, que você poderá ganhar a sua “Calói” no Natal. Lembre-se: Estratégia é algo soberando. Perder e deixar de ganhar, ao final das contas, dá no mesmo resultado. Mas quando você deixa de ganhar por não seguir seu plano, pode estar semeando algo que irá te fragilizar em algum momento delicado.

Gostou deste insight? Fique à vontade para comentar e trocar idéias comigo!

Eu te vejo amanhã, com mais um conteúdo inédito, às 09h00 da manhã.