Como ter Disciplina na Bolsa de Valores?

Tempo de leitura: 6 minutos

A disciplina é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores desafios dos investidores e traders no ambiente da Bolsa de Valores. De tão fundamental que é, muitas vezes é o fator que diferencia o sucesso do fracasso na busca dos tão sonhados objetivos. Infelizmente, poucas pessoas conseguem estabelecer a disciplina, e pior ainda… Um número ainda menor consegue mantê-la.

Posso dizer que me tornei um trader abstinente nos últimos anos. Abstinente do impulso de intervir em minhas estratégias de trading. Abstinente do impulso de mudar os planos na metade do percurso. Por fim, mas não menos importante, abstinente de boa parte dos hábitos e atitudes que dão corda para os gatilhos destrutivos que abrem as portas para que as emoções ditem as regras em nosso jogo. A pergunta que não quer calar é: Como fazer isto, afinal?

Quem opera com disciplina, faz uma significativa ponte entre o planejamento e a realidade. Há quem desacredite que é possível que um investidor ou trader, que opere por conta própria, tenha a capacidade de encontrar e manter a disciplina. No vídeo de hoje, eu mostrarei que isto não passa de um mito, e como você pode encontrar a disciplina, assim como eu encontrei (ou deveria dizer: Me encontrei?). Assista ao vídeo logo abaixo!

A disciplina e as suas convicções

Não adianta… É praticamente impossível falarmos sobre disciplina sem antes falarmos sobre convicções. As convicções são o que há de maior patrimônio intelectual para um trader, e são elas que podem te direcionar para um caminho direto e tranquilo, ou para um caminho tortuoso e cheio de obstáculos, a depender de como são formadas.

Podemos dizer que uma convicção é uma forma de ver o mundo (seja o mundo do trading ou outro qualquer), alinhando todas as crenças, que está tão interiorizada em você, que pode-se dizer que faz parte da sua personalidade. A principal base para a formação de uma convicção é a experimentação. Tudo o que você vive, sejam experiências positivas ou negativas, de motivação ou frustração, dá forma à sua convicção.

Muitas pessoas, quando o assunto é convicção, buscam o caminho mais difícil: Mudá-las de cara. Sim, algumas vezes é inevitável, porém muitas vezes, pode ser mais fácil e menos desgastante você encontrar um PLANO que esteja alinhado às suas convicções existentes.

A disciplina e o alinhamento de expectativas do trader.

Por falar em plano, caso você ainda não tenha parado para pensar sobre isto, encontramos outra pecinha essencial para o bom funcionamento de todo o sistema… Um plano claro de ação! E antes de falarmos sobre ter um bom plano de trading, precisamos falar sobre o alinhamento de expectativas. Nada pode ser mais desastroso para o resultado final de um trader do que expectativas irreais.

Para o correto alinhamento, devemos primeiramente apontar nossos objetivos, nos âmbitos de prazo, alvo de retorno e tolerância ao risco. Pense nestes objetivos como um tripé, ok? Caso não haja equilíbrio, fica muito mais difícil de qualquer plano ser sustentável, simplesmente porque não há coerência em sua montagem. Um exemplo: Um trader arrojado pode SIM buscar alvos de retorno na faixa de 35 a 40% anuais, caso tenha tolerância para perdas de até 15 ou 20% do capital em seu plano, e tenha tempo suficiente para deixar correr uma amostra de 100 a 200 operações caso seu limite de risco não seja atingido. Um outro trader, por sua vez, busca os mesmos 35 a 40% anuais, porém sua tolerância ao risco é próxima do ZERO, e ele ainda quer ver os resultados acontecerem em algo entre um e dois meses. Qual destes dois tem mais chances de manter um plano e sua disciplina, e qual tem mais chances de sair frustrado e decepcionado? Parece óbvio demais, não?

A disciplina se fortalece a cada conquista

Ter por quem correr é essencial. Certa vez assisti a uma palestra do Flávio Augusto em que ele comenta que um dos motivos da ascensão do seu império com a Wise Up foi o fato de que ele não corria por si, mas pelo “nós”. Ter por quem correr é o mesmo que ter um motivo, e ter motivos sólidos aumenta a sua capacidade de ser resiliente e manter a disciplina. Um dos traders (e profissionais) mais resilientes que conheço, por exemplo, aponta como objetivos finais levar os pais e o irmão para fazer uma viagem internacional por ano. Outros que conheço, apontam o objetivo de oferecer conforto aos filhos. Quem você acha que tem mais tendência de ser disciplinado? Um destes exemplos que falei ou alguém que simplesmente quer operar para tirar vantagem de uma determinada situação de mercado?

Ao mesmo tempo que você deve ter por quem correr, estabeleça objetivos mais curtos e atingíveis durante o percurso. Eles te ajudarão a se manter no caminho. Ao mesmo tempo, comemore o atingimento de cada um deles! Há algum tempo fiz um vídeo sobre os motivos pelos quais comemorar uma conquista te ajudam a chegar mais perto das próximas. Dá uma olhada lá…

E para finalizar

Imagino que você deva estar se questionando sobre como estabelecer um plano de sucesso agora, que já conhece os pilares por trás da disciplina de ferro. Para te ajudar a encontrar este plano de trading ideal para suas convicções, expectativas e objetivos, escrevi um eBook 100% gratuito em que ensinarei a você os passos para montar uma estratégia bem-sucedida e as formas de se criar um padrão de qualidade resistente às adversidades do dia-a-dia. Clique no link abaixo para baixar agora mesmo, pois não sei por quanto tempo este eBook continuará sendo distribuído gratuitamente.

Análise Técnica - Estratégia de Sucesso

Quero baixar o eBook “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”

E para finalizar, eu teria o maior prazer em ver o seu comentário logo abaixo, para tirar dúvidas e pontuar observações adicionais. Assim, poderemos trocar ideias sobre este conteúdo, suas dúvidas e ideias. Este bate papo pode ser base para próximos vídeos. Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal do Portal ALOQ no Youtube para ser notificado de cada nova matéria que eu postar.

 

Eu te vejo no próximo vídeo.