Day Trade e os 5 Segredos para ter Sucesso

Tempo de leitura: 10 minutos

Posso dizer que a história da minha relação com o day trade foi repleta de altos e baixos. Uma típica relação de amor e ódio, durante muito tempo, para falar a verdade. Em linhas gerais, comecei a praticar o day trade no ano de 2010, após três anos de experiência que envolvia, basicamente, operações mais longas. Algo que senti logo de cara foi o efeito magnético do day trade. Eu arrisco dizer que nenhum outro, talvez, traga tamanha sensação de adrenalina, associada muitas vezes a um imenso prazer e ao bem-estar de ter na palma das mãos o poder de interagir com mercados globais. Todo o dinamismo fascina! O que muita gente não conta, no entanto, é o outro lado da história, em a frustração das perdas e os “violinos” podem levar a um nível de desgaste emocional difícil de se acreditar caso você não tenha vivido na prática.

Ao passo que fornece uma intensa experiência de dinamismo, posso dizer que o day trade é rápido. Isto quer dizer que, se você estiver com todos os ajustes ao seu favor, o day trade será rápido em te trazer benefícios inéditos. No entanto, este tipo de know how é do conhecimento de poucos, e a maioria acaba sentindo esta velocidade no sentido contrário. Sem o devido alinhamento de boas práticas, o mundo do day trade pode simplesmente te esmagar sem que você tenha tempo de se perguntar o porquê! Por muito tempo, eu conseguia ganhos no swing trade, mas acabava devolvendo tudo no day trade. Mas este meu artigo não é para te assustar, muito pelo contrário! Hoje em dia, eu posso dizer com propriedade que o day trade é uma excelente ferramenta para quem sabe o que está fazendo, e interage com o mercado da forma como ELE funciona, e não da forma como seria ideal que funcionasse. Te apresentarei, no vídeo de hoje, 5 técnicas simples que eu pratico, que têm alta capacidade de te colocar do outro lado: o Lado dos que realmente conseguem obter lucros consistentes com o day trade. Assista logo abaixo:

Segredo número 1 do day trade com sucesso: Otimizar horários

O universo do day trade é muito diferente daquele em que lidamos com os tempos longos. Isto porque o efeito da sazonalidade está presente a cada sessão, enquanto gráficos longos podem nem mesmo sofrer tal impacto, a depender do ativo. Quando falo em sazonalidade, me refiro à total diferença que existe entre operar day trade em um ou outro horário do dia. Por incrível que pareça, é possível afirmar a sazonalidade porque, muitas vezes, é possível encontrar um padrão neste comportamento.

Vou te dar um exemplo: Um determinado contrato futuro geralmente tem uma primeira hora, prévia à abertura dos mercados à vista, com forte volatilidade, e muitas vezes, presença de gaps em relação aos níveis de preço do dia anterior. Esta primeira hora nos marca um range de volatilidade que tende a ser violado após a abertura do mercado de ações em si. Das 10h00 até as 11h30 ou 12h00, o mercado tem maior potencialidade de promover um rally. Das 12h00 às 14h00, o mercado muitas vezes torna-se monótono, justamente por conta do horário de almoço. Não é raro que o marasmo se estique até 15h00 ou 15h30. Você pode até me dizer: “Ah, Renato, mas eu não almoço neste horário”. Ok, mas uma boa parte dos players institucionais saem para almoçar. E são eles os responsáveis pela maior parte da liquidez dos nossos mercados, não é mesmo? Mais para o final do pregão, é frequente que tenhamos um outro rally, muitas vezes mais tímido devido à menor projeção de tempo para realização de resultados.

Diante de um quadro como este, qual o melhor horário para operar? Vai depender muito da sua estratégia. Uma estratégia que explore tendências ou rompimentos a favor de uma tendência pode ser melhor aproveitada nos horários em que os rallys são mais frequentes, enquanto uma estratégia de recuo à média pode ser melhor trabalhada durante os momentos mais congestionados do dia. Isto varia muito de caso a caso.

O importante é que você saiba que otimizar os seus horários de negociação é etapa fundamental para se tornar um day trader de alto gabarito! E você só conseguirá fazer isto testando seus filtros, de modo a nunca presumir tacitamente qual o melhor caminho. Só testando você saberá quais os horários em que sua estratégia performa no “estado da arte”. Mesmo assim, seja objetivo e saiba que você também perderá alguns gains ao segmentar sua atuação, e está tudo bem com isto. O resultado final é o que realmente importa, não?

Segredo número 2 do day trade com sucesso: Múltiplos tempos gráficos

Muitos traders estão deixando dinheiro na mesa ao não praticar a integração de múltiplos tempos gráficos. Mas como isto funciona? É simples: Você adota um tempo gráfico para seus sinais, justamente como faz hoje. Mas ao invés de filtrar o sinal pela direção de uma média móvel, como muitos fazem, você utilizará um critério presente em um tempo gráfico mais longo para apontar para você o sinal verde ou vermelho para operações. Isto funciona MUITO BEM para modelos que apostam em rompimentos a favor de uma tendência.

Vou te dar um exemplo: Você está operando rompimentos de topos e fundos no gráfico de 10 minutos. Seu objetivo é surfar a inércia dentro de uma tendência, não? Ao filtrar seu sinal pela direção de um indicador de tendência (poderíamos utilizar a média móvel como mero exemplo) no tempo gráfico de 60 minutos, você ganha condição de operar, no ciclo mais curto, a favor da inércia que também é apresentada em um tempo longo. Em outras palavras, este hack é como extrair o NÉCTAR de uma tendência ao seu favor.

Segredo número 3 do day trade com sucesso: Tempos gráficos alternativos

Me parece que a maioria dos day traders saiu da mesma escola, muitas vezes. Parece que existe um consenso sobre operar gráficos de 5, 15, 30 ou 60 minutos. Mas aí compartilho uma conclusão empírica de meus estudos pessoais: Foram raras as vezes em que eu encontrei o “Estado da Arte” da geração de sinais em um destes tempos. Na imensa maioria das vezes, foram os tempos menos óbvios, como 4, 6 ou 12 minutos que me trouxeram os maiores fatores de lucro, tanto em teste, como na vida real. Isto não é uma receita de bolo, não me entenda mal!

Tudo, como eu já disse anteriormente, depende da sua estratégia e da forma como ela interage com as variáveis propostas. O importante é que você saia da caixa e experimente outras alternativas menos convencionais, ao menos na etapa de teste prévio. Você pode se surpreender com os resultados.

Segredo número 4 do day trade com sucesso: Estratégia que corresponda ao comportamento do papel.

Podemos dizer que cada papel, seja ação ou futuro, tem uma espécie de personalidade para um determinado tempo gráfico. Há ativos, por exemplo, que revelam incrível potencial de tendência em um gráfico de uma hora, enquanto são altamente ruidosos nos tempos curtos. Entender a personalidade do ativo no tempo gráfico proposto é fundamental para que sua estratégia seja modelada de forma otimizada. Todas as variáveis, desde o indicador utilizado, o filtro, a relação risco x retorno, a forma de definir seus pontos objetivos de saída com lucro ou perda, entre diversas outras, devem respeitar esta propriedade. As otimizações sistematizadas buscam justamente encontrar este FATOR, mas quando você entende o que ele representa, não perder tempo com o que não vale a pena se torna uma tarefa muito mais fácil.

Muitas pessoas colocam as operações de tendência em uma espécie de pedestal. Não quero dizer que isto seja errado, necessariamente. Mas modelos tendenciosos muitas vezes são pouco resistentes ao tempo e às mudanças no comportamento dos players. Alguém que saiba trabalhar com tendência e com ruído, sabendo identificar quando cada caso é mais propício, certamente terá maiores condições de sobreviver e ser lucrativo neste mundo do day trade.

Segredo número 5 do day trade com sucesso: Manejo de risco

Por incrível que pareça, a maioria dos praticantes do day trade sabe o que é manejo de risco, mas ainda assim não o realiza da forma correta. Um manejo de risco bem-definido é intrínseco à estratégia. Não é possível pensar na performance de um modelo, nem mesmo iniciar seu teste, sem que se tenha clareza na definição das regras que definem o tamanho de cada posição, assim como o limite tolerável de perdas.

Existem diversos modelos de manejo de risco: Lote fixo, volume financeiro fixo, percentual do capital ao risco fixo por operação, percentual variável conforme sequência de acertos e erros anterior, entre outros mais complexos que foge ao nosso escopo citar. Cada um responderá melhor a um determinado tipo de estímulo, sendo mais adequado para uma ou outra estratégia. É importante simular alternativas de manejo de risco para saber qual modelo vestirá melhor em sua estratégia. Tendo isto definido, o processo de extração do seu Néctar de mercado não só será otimizado, mas também sua capacidade de seguir seus planos, vez que agora você mesmo conhece seus limites por operação, e os resultados acumulados em seus melhores e piores momentos históricos. E aí, você tem perfil para a sua própria estratégia? Modele-a de forma prévia que a resposta terá chances muito maiores de ser afirmativa.

Para concluir, com chave de ouro

Sabemos que o mundo do day trade não é nada fácil, mas é possível interagir com este de uma forma rentável e perene. Ter perspectivas alinhadas e uma certa dose de “pé no chão” é fundamental, mas sempre existem técnicas que aumentarão sua capacidade de se elevar para o próximo nível. E é para te dar condições de implementar um processo como este seguindo o caminho mais eficiente, que eu vou te recomendar um material para você estudar AGORA: o eBook “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”. Por enquanto, este eBook que eu mesmo escrevi está sendo disponibilizado de forma 100% gratuita. Aproveite e baixe agora mesmo no link abaixo.

Análise Técnica - Estratégia de Sucesso

Quero baixar o eBook “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”!

Eu teria prazer em ver seu comentário logo abaixo. Assim, poderemos trocar ideias sobre este conteúdo, suas dúvidas e ideias. Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal do Portal ALOQ no Youtube para ser notificado de cada nova matéria que eu postar.

 

Eu te vejo no próximo vídeo.