Day Trade e Trading: O que Mario Bros pode nos ensinar?

Tempo de leitura: 7 minutos

Você já pensou ser possível estabelecer uma relação entre a estratégia por trás de um jogo de videogame e as estratégias da vida real, no mundo do day trade? E se eu te disser que um bom jogador de Mario Bros (vai dizer que você não conhece?!) pode ver  no day trade mais semelhanças do que seria possível imaginar? Desde os inimigos, buracos e castelos, até os cogumelos do poder e flores brancas, existem muitos hacks escondidos em um gráfico de preços, prontos para te levar para um próximo nível. Venha comigo nesta jornada, porque neste momento estou abrindo para você a palestra que eu mesmo ministrei no MDG Experience, que aconteceu no dia 18 de junho deste ano, na cidade de São Paulo. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor a relação entre estes dois mundos, com a palestra “O que Mario Bros pode nos ensinar sobre trading e day trade?”:

Renato Falcão – O que Mario Bros pode nos ensinar sobre trading e day trade

Nesta palestra, eu compartilho as semelhanças, diferenças, paralelismos e hacks entre o mundo dos jogos de plataforma e o trading de alta performance baseado em análise técnica e manejo de risco para day trade. No campo das semelhanças, você vai se surpreender com algumas referências que pareceriam muito simples no videogame, mas que podem ser mais simples ainda no mundo real. Podemos citar, entre vários outros que cito na palestra, alguns exemplos:

  1. Inimigos: Muitas vezes, podemos achar que o mercado conspira contra nossa estratégia. É fato que as adversidades são adversários que precisamos driblar, mas o nosso principal inimigo no day trade é maior do que isto, e muitas pessoas nem mesmo se dão conta. O inimigo mais poderoso, que precisamos a qualquer custo superar, é a nossa própria psique destrutiva. O emocional rema de forma contrária à lógica do mercado, e é no momento em que entendemos isto que ganhamos condições de subir de nível no jogo do day trade.
  2. Cogumelos e flores do poder: São como as ferramentas, plataformas, setups, indicadores, e todo tipo de hack que possamos aplicar para otimizar tempo de pesquisa e execução, encontrando um caminho mais direto e livre de obstáculos. Na palestra, você verá que ensino algumas técnicas de MANEJO DE POSIÇÃO capazes de extrair da sua estratégia o que ela tem de melhor, e com isto, podemos associar este hack a uma verdadeira flor do poder no day trade.
  3. A princesa ao fim do jogo: O que torna Mario Bros persistente e resiliente, é a princesa por quem ele corre até o final do jogo. É por isto que Mario nunca desiste! Agora, e você? Por quem você corre? Ter objetivos em que você batalha pelo “nós” sempre te colocarão em uma posição de resiliência, cautela e pensamento estratégico muito mais sólidas do que alguém que simplesmente queira tirar proveito de um movimento ou outro no day trade ou swing trade.

Já no campo das diferenças, podemos destacar dois pontos de atenção:

  1. No videogame, apesar de você ter vidas limitadas, caso tudo dê errado e você perca o jogo, basta recomeçar do zero, com algumas horas a mais de entretenimento pela frente. No mercado de bolsa de valores, caso você perca suas vidas, são alguns anos de trabalho e economia que vão pelo ralo, e não é tão fácil assim recomeçar. Isto porque o mercado terá levado de você algo que ele mesmo pede para te manter no jogo: Dinheiro! E olhe que na modalidade do day trade, se você está fazendo algo que não funciona, os resultados negativos tendem a chegar mais rápido do que você poderia imaginar.
  2. Mario Bros foi inicialmente lançado em 1985, e para quem manteve a versão original na cabeceira da cama, caso a decida jogar novamente hoje ou amanhã, seguirá as mesmas regras e lógicas que sempre estiveram lá presentes. No mercado, é um pouco mais complexo, pois apesar de alguns padrões, principalmente aqueles intrínsecos à psicologia das massas, estarem sempre presentes, muitas coisas mudam também. É o exemplo dos próprios players que operam uma determinada ação. Por mais rentes que sejam as regras, se um grupo diferente de pessoas, com diferentes objetivos, passa a operar a maioria dos papéis de uma determinada empresa no mercado, teremos que seguir novas regras se quisermos nos manter no jogo!

Entendidas estas diferenças, bora para os hacks entre os dois mundos, que podem nos ajudar a subir de nível no day trade, na vida real!

Jesse Livermore e surpreendentes técnicas de manejo de posição no day trade

Você pode até pensar… “Uai, mas não era uma palestra sobre Mario Bros? O que Jesse Livermore tem a ver com isto?”. Muito mais do que você pode imaginar! Isto porque, assim como no Mario Bros ou qualquer outro jogo multiplataforma, existem jogadores que se especializam na arte de subir de nível.

No mercado real da bolsa de valores, Jesse Livermore foi um dos mais habilidosos especuladores, e um dos primeiros a desenvolver este tipo de hack, baseado em testagem e avaliação de estratégias de trading. Livermore foi um dos primeiros traders a experimentar na prática modelos de gerenciamento de posição que trabalhassem com preço médio incorporado à raiz da estratégia.

Sei o que pensou agora… “Mas Renato, ouvi a vida inteira que preço médio é a pior coisa que se pode fazer, que é o caminho mais rápido e certeiro para uma ruína sem volta!”.  Calma, você não aprendeu errado. Realmente, em 99% das vezes, fazer preço médio não é uma boa ideia, em especial quando o fato gerador do preço médio é uma aposta de ímpeto emocional, ou mesmo uma técnica que não tenha sido devidamente fundamentada e testada de forma objetiva para day trade. O que Livermore nos ensina vai além disto!

O manejo de posição de que estou falando é um modelo em que temos, sim, um trabalho de preço médio no day trade. No entanto, esta atuação é implícita nos resultados históricos de teste, e só vai para o campo de batalha quando há evidências sólidas o suficiente de que é um jogo que vale a pena ser jogado. E não é qualquer técnica de preço médio, não. Estou falando de um modelo milimetricamente calculado para aumentar exposições quando o trade caminha ao nosso favor, bem como ajustar os pontos de STOP para que este aumento de posição não represente um aumento do risco financeiro partindo do ponto inicial. Falo também de um modelo no qual, se a operação não se desenvolve, simplesmente caminhamos para o stop com uma quantidade baixa de lotes, que não nos machuca mais do que já estávamos preparados.

Bateu uma curiosidade para entender melhor este tópico de que eu estou falando? Está esperando o que para assistir a palestra até o final, então? 🙂

Para concluir

Para te dar condições de definir as regras do seu jogo seguindo o caminho mais eficiente, com a ajuda de um rigoroso padrão de qualidade, tenho um guia para te recomendar. Falo do eBook gratuito “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”. Atenção: Não sei por quanto tempo este material continuará sendo disponibilizado gratuitamente. Então, aproveite e baixe agora mesmo no link abaixo.

Análise Técnica - Estratégia de Sucesso

Quero baixar o ebook “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”

E para finalizar, eu teria o maior prazer em ver o seu comentário logo abaixo, para tirar dúvidas e pontuar observações adicionais. Assim, poderemos trocar ideias sobre este conteúdo e tirar dúvidas. Este bate papo pode ser base para próximos vídeos. Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal do Portal ALOQ no Youtube para ser notificado de cada nova matéria que eu postar.

 

Eu te vejo no próximo vídeo!