MetaTrader 5: Como testar e automatizar estratégias

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já parou para pensar sobre como seria incrível se tarefas mecânicas como testar uma estratégia na bolsa, otimizar os parâmetros, ou mesmo preencher as boletas e executar as ordens, pudessem ser automatizadas? Acorde para uma nova realidade: Hoje isto é possível, através de plataformas como o MetaTrader 5. No episódio de hoje, vamos falar sobre como esta plataforma com editor de códigos built-in e compilador próprio pode te ajudar a realizar tarefas até então inimagináveis, e com uma qualidade muito superior à que seria possível para qualquer ser humano com processos manuais.

Assista ao vídeo de hoje e aprenda mais sobre o assunto:

Resolvendo tarefas mecânicas com o MetaTrader 5:

Algumas funcionalidades da plataforma MetaTrader 5, viabilizadas pelo editor de códigos aberto, podem se tornar verdadeiros aliados no seu dia-a-dia de mercado. São elas os Scripts, Indicadores personalizados e Expert Advisors, programados na linguagem proprietária MQL5 (bastante parecida com C++).

  • Scripts: São programas executáveis em via única. Basicamente, quando arrastados para o gráfico, realizam uma ação específica ou conjunto de ações específicas, e se encerram em seguida. Muito utilizados para simplificar a vida do investidor em processos de abertura ou fechamento de janelas, carregamento de templates, ou até mesmo procura de dados, tendências e valores dentro de uma observação de mercado.
  • Indicadores personalizados: Possibilitam um leque infinito de possibilidades. Através do MetaEditor, é possível configurar, em linguagem de código, um indicador próprio, personalizado, que use de cálculos matemáticos e regras condicionais para tornar visual um padrão na movimentação dos preços. Muitos traders vêm desenvolvendo os próprios indicadores, e estes muitas vezes são a base da lógica de robôs de investimentos.
  • Expert Advisors: Esta categoria abrange boletas personalizadas, robôs de investimentos, e todo o tipo de programa em que a percepção de estímulos é contínua, ao contrário dos scripts, que cumprem sua tarefa e se retiram de campo. São muito utilizados para testar e otimizar uma estratégia de investimentos. As táticas que passam por um padrão de qualidade, podem ser colocadas para incubação em contas DEMO, ou mesmo postas ao trading automatizado em contas reais.

Testagem e automatização de estratégias com o MetaTrader 5:

Vez que você possua um expert advisor, feito por você, baixado na biblioteca MQL5, ou mesmo comprado de um distribuidor profissional, você pode testar sua performance em toda a base histórica que estiver disponível. Também é possível  otimizar os seus parâmetros. Ao otimizar uma estratégia, o que estamos fazendo é a simulação de diferentes combinações de parâmetros como Stop Loss, Take Profit, realizações parciais, ajustes de stop, horários de negociação, entre outros, para encontrar um set de parâmetros que tenha apresentado um melhor desempenho na série histórica. Como a realização de milhares de backtests necessitaria uma capacidade de processamento de dados surreal, a tecnologia empregada é a de algoritmos genéticos, tal como ocorre em sistemas do mundo cotidiano como antivírus e jogos de computador.

Bora para a ação?

Quando você já cumpriu todas as etapas do seu programa de qualidade proposto, é hora de colocar em campo as novas táticas. Ao habilitar o modo “Negociação Automatizada”, os expert advisors em aberto e com a devida permissão poderão ser colocados em ação, cumprindo todas as tarefas operacionais que um exímio trader passaria horas acompanhando. Com isto, muitos usuários optam por deixar seus robôs rodando em máquinas virtuais em nuvens na rede. Alguma dúvida de que os tempos mudaram?

A DeltaTrader, fabricante do robô que utilizamos ao longo do vídeo como exemplo, disponibilizou um eBook gratuito para todos que acompanham o Portal ALOQ.  Com este material, você vai entender de vez as oportunidades do mundo da negociação automatizada. Baixe agora o ebook “O GUIA ABSOLUTAMENTE COMPLETO DOS ROBÔS DE INVESTIMENTO”!

→Clique aqui para baixar o eBook.

Assista ao vídeo completo para mais detalhes. Eu te vejo amanhã, com mais um conteúdo inédito que eu acredito que pode te ajudar a avançar de nível na Bolsa de Valores.