ALOQ

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • Investimentos
  • Bolsa de Valores
  • Mercados e Economia
Busca
Início Qual é a lógica do mercado?

Qual é a lógica do mercado?

Renato Falcão 14 de outubro de 2015 Comente! Bolsa de Valores

Tempo de leitura: 3 minutos

Imagine como seria interessante se você soubesse exatamente qual será a próxima jogada do seu adversário em um jogo de Xadrez. Sim, um dos princípios que rege, não somente esse jogo como todos os jogos que envolvem a competição com um adversário, é executar sua jogada antevendo a reação do outro jogador.
É ponto pacífico que, se você sempre souber qual será a  jogada do seu adversário, antes que ele a execute, fica difícil perder certo? Esse exercício de tentar prever o próximo movimento do adversário, envolve racionalizar as regras do jogo com as possíveis jogadas que o adversário poderia se beneficiar. Basicamente é o que fazermos durante toda a partida.

Decodificando a lógica do mercado

Seguindo a mesma proposta, será que é possível decodificar a lógica do mercado? Achar uma fórmula que consiga mapear todas as possibilidades de movimentação futura do preço? Essa ideia é no mínimo convidativa, não acha? Seria muito simples se soubéssemos qual será o valor da ação no dia seguinte, vulgo “santo-graal”. Poderia sempre reagir de forma a tomar vantagem dessa informação, certo? Tenho uma boa e uma má notícia para você: a má notícia é que não é possível prever o valor do papel no dia seguinte; a boa notícia é do que se trata esse artigo.

Temos que ter sempre claro que o preço é determinado pela interação entre compradores e vendedores. Existe um grupo de agentes demandando o papel e um grupo de agentes ofertando o papel. No momento em que algum deles entram em consenso, temos um negócio realizado, por conseguinte estabelece-se o preço do último negócio, isto é, o preço de mercado.

Com a evolução do mercado, esses negócios são realizados à uma velocidade impressionante. Em estudos recentes, já existem pesquisas para adaptar a velocidade dos dispositivos a laser (atualmente aplicados em jatos militares), na negociação das bolsas americanas para que possam ser feitas a mesma velocidade. Portanto, fica claro que é impossível prever o valor de um papel para o próximo segundo, quiçá para o dia seguinte.

Agora, vamos reduzir a amostragem dos infinitos valores que o papel pode estar cotado amanhã para dois grandes grupos que se traduzem na seguinte questão: será que amanhã teremos  um dia de alta ou de baixa. Note que ao restringir as possibilidades em dois grupos, eu continuo não sabendo qual será o valor da ação no dia seguinte, porém eu consigo abstrair uma probabilidade de 50% de chance de ser alta e 50% de chance de ser baixa.

Outro exemplo, seria constatar que, dado fechamentos consecutivos acima da Média Móvel de 20 períodos, 60% dos dias foram positivos. Essa é a boa notícia, ao pensar o conjunto de dados da amostragem, e não a amostragem em si, ou seja, o valor da ação, é possível consigo obter estimativas mais precisas da direção dos preços.

A lógica do mercado reside em buscar analisar não o preço em si, mas o padrão de comportamento do preço. Devemos tirar o foco e nos distanciarmos do valor para que sejamos capazes de compreender o contexto daquela variação de preço.

Esse é o grande segredo que separa o investidor bem sucedido do restante.

Dentro dessa concepção, o instrumental da Análise Técnica, desde que bem utilizado, é capaz de potencializar o agrupamento dessas informações. Embora muitas das figuras clássicas de análise técnica não funcionem, ou não possam ser testadas e validadas, o embasamento de sua origem e funcionalidade se deve exclusivamente a lógica de analisar o comportamento da movimentação de preço e não o preço em si.

Leitura focada

Faça como mais de 18.000 pessoas, e eleve seus investimentos para o próximo nível

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas novidades, dicas, materiais e treinamentos.

Fechar

Sobre Renato Falcão

Renato Falcão é investidor desde 2007 e educador financeiro. Já treinou mais de 6 mil alunos no Brasil e lidera mentorias para aprimoramento de traders. É um dos fundadores da ALOQ e idealizador do projeto Mestre dos Gráficos.

Artigos relacionados

  • bo williams

    Bo Williams e a Bolsa na Cabeça – Psicologia do Trading

  • Índice Futuro: Como ganhar no Day-trade

  • MetaTrader 5

    Otimização de Setups com o MetaTrader 5

  • A função do MS Excel que todo trader precisa conhecer

  • Por que o manejo de risco é mais importante do que a análise gráfica?

  • A metodologia de Monte Carlo para análise de investimentos

Artigo anterior As profecias auto-realizáveis e os investimentos em moedas de George Soros
Próximo artigo A cegueira dos economistas e o ciclo de crédito de George Soros
Renato Falcão

Sobre o autor

Renato Falcão é investidor desde 2007 e educador financeiro. Já treinou mais de 6 mil alunos no Brasil e lidera mentorias para aprimoramento de traders. É também idealizador do projeto Mestre dos Gráficos.

Saiba mais
  • Primeiros passos na Bolsa

eBook gratuito

O guia absolutamente completo da análise gráfica

Siga nos!

Categorias

  • Bolsa de Valores
  • Finanças Pessoais
  • Investimentos
  • Mercados e Economia
  • Sem categoria

Seja o primeiro a Saber

Insira o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente nossas novidades, dicas, materiais e treinamentos.

Fechar

ALOQ · 2022 © Todos os direitos reservados

  • Política de privacidade
  • Termos de uso
  • Considerações importantes