Descubra a Técnica Pomodoro e Seja Mais Produtivo

Tempo de leitura: 5 minutos

O conhecimento que vou compartilhar com você neste artigo é algo que realmente vem mudando a minha vida nos últimos tempos. Falo da Técnica Pomodoro de gestão do tempo. Desde que a implementei, aproximadamente um mês antes de estar escrevendo este artigo, sinto que meu trabalho, tanto nas áreas de trading quando nas atividades empreendedoras das 3 empresas que administro, está valendo por dois ou três “Renatos” de antigamente. Mas o que há de tão especial nesta técnica de produtividade? Veja o vídeo a seguir e descubra:

A técnica Pomodoro

Vamos começar pelo nome, ok? Estima-se que levamos 25 minutos para fazer um molho de tomate (em Inglês, pomodoro) partindo do zero. Você já viu o timer de cozinha da imagem abaixo?

Coincidência ou não, um estudante italiano chamado Francesco Cirillo, preocupado em maximizar a produtividade de seus estudos, utilizou um destes para setar um tempo de estudo 100% focado, com períodos de descanso entre o soar do alarme em forma tomate e a próxima contagem. Em 1992 a técnica de maximização da produtividade teve sua primeira publicação, e em homenagem ao formato do timer, recebeu o nome de técnica Pomodoro.

técnica pomodoro

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A técnica pomodoro consiste em estabelecer períodos de trabalho, dedicação e foco ininterruptos de 25 minutos, para assim que findo este período, ser iniciado um momento de descanso total na duração de 5 minutos. Este período de descanso funciona como uma espécie de recompensa para sua mente pelo foco, renovando sua motivação para o próximo período de hardwork. Repita o processo 4 vezes, e então dê um intervalo maior, desta vez de 15 a 30 minutos, preparando um novo ciclo.

Caso você seja desviado de seu foco, o pomodoro deve ser pulado, como se o tempo em que trabalhou nele até perder a direção simplesmente fosse perdido. Por isto mesmo, alcançar uma meta de pomodoros com êxito pode representar uma mudança radical (e para melhor) de seus hábitos no trabalho e estilo de vida.

Como se preparar para a prática da Técnica Pomodoro?

Basicamente, tudo começa com uma lista de tarefas. Parte-se do princípio de que quando você deve realizar algo importante, mas não consegue saber por onde começar, o motivo é que a tarefa não foi subdividida o suficiente, tomando a forma de entregáveis menores e mais palpáveis. Logo, você deve dividir seus deveres, até chegar em tarefas cujo hiato entre pensar e agir seja mínimo. Não estou falando em encontrar o “átomo” de cada entregável, até porque não seria produtivo. O ideal, é que se defina as tarefas do dia, subdividindo uma missão em entregáveis menores, que se possam realizar no tempo de um timer de pomodoro (25 minutos).

Particularmente, recomendo que você pratique o exercício de subdivisão de deveres em tarefas a partir de um mapa mental, pois isto gera maior fluência e conexão entre as ideias. Será mais fácil dividir os entregáveis da sua to do list desta forma.

Leia também: “Trader mais Produtivo, com o uso de Mapas Mentais

Logo na sequência, é hora de ordenar o que vem primeiro e o que vem depois, seguindo uma simples regra de variáveis dependentes, independentes, e as que dependem de uma entrega de terceiros na qual o prazo independe de você. Você priorizará conjuntos urgentes, mas separará janelas de tempo para os conjuntos importantes. Ordenou esta lista? Agora chegou a hora de definir sua agenda do próximo dia, sempre ao final do dia atual. Considero o Evernote um excelente aplicativo para esta missão, pois você poderá definir um “caderno” de pomodoros, em que cada página (ou nota) corresponde a um dia. Ao final de cada dia, organize o próximo através de um checklist em nova página, e bora para a ação! Sua meta no próximo dia será a de preencher suas tarefas, e nada mais!

Técnica Pomodoro em ação!

Baixe um aplicativo que te estimule a seguir à risca a técnica de pomodoro em seu dia-a-dia. Particularmente utilizo o BeFocused para iPhone, mas existem similares, muitos dos quais gratuitos. Com o aplicativo, além de receber notificações dos seus momentos de descanso e retomada, você poderá definir cada pomodoro como pertencente de um macro grupo de tarefas diárias, podendo comparar o tempo que gasta em cada tipo ao final de um período, a fins de estudo do que pode ser otimizado e/ou automatizado. Você pode também setar uma meta de pomodoros ao dia, e comparar a produtividade de seus dias, semanas, ou meses. Ah, e uma outra funcionalidade que me deixa ligadão: É possível colocar um som de cronômetro em seu fone durante os períodos, o que ajuda (pelo menos em meu caso) a manter o foco.

Para finalizar

E aí, já experimentou a técnica pomodoro? Adoraria ver seu comentário logo abaixo compartilhando como foi a experiência. Este bate papo pode ser base para próximos vídeos. Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal do Portal ALOQ no Youtube para ser notificado de cada nova matéria que eu postar.

Eu te vejo no próximo vídeo.