Trader mais Produtivo, com o uso de Mapas Mentais

Tempo de leitura: 6 minutos

Na sacada de hoje, vou te mostrar uma forma simples de se tornar um trader mais produtivo. Nos últimos anos, uma verdadeira febre surgiu no mundo dos empreendedores de alta performance: A dos mapas mentais. O mapa mental é uma ferramenta em que, com enorme facilidade, você consegue adicionar ideias, pensamentos e entregáveis de forma ramificada, lidando-os de forma atribuir relações de dependência, inspiração, causa e efeito. O principal objetivo é partir de um item abstrato, em que sabemos que é preciso fazer, desenvolver ou entregar algo, mas temos dificuldade em dimensionar uma ordem de tarefas ou mesmo a quantidade de trabalho envolvido. Logo na sequência, cada item será ramificado em entregáveis menores, mais palpáveis, e cujo tempo de estimativa possui uma dimensão muito mais precisa, dando ao trader a capacidade de aplicar foco em todas as etapas de seu processo.

Mapas mentais também são muito úteis nos processos criativos, pois através deles é possível segmentar várias ideias por gênero, tópico ou assunto. Depois disto é possível, de forma ordenada, transformar ideias em ação. Minha proposta com o tema de hoje é te mostrar como o uso de mapas mentais pode (e vai) transformar todo um processo de trading na bolsa de valores, te tornando um trader mais eficiente, produtivo e escalável. Assista ao vídeo abaixo para entender TUDO o que você precisa saber para colocar esta técnica em prática:

Criando seu mapa mental de trader, partindo do zero

Em um mapa mental, tudo começa a partir de um ponto principal. A ferramenta que eu utilizo é o MindMeister. Este será o coração do seu mapa, pois determina qual o seu projeto a ser realizado. Para criar um exemplo, suponhamos que o nosso mapa mental tenha o objetivo de colocar em prática o nosso plano de trading. Assim, o coração do mapa será “Plano de Trading”. O que vem a seguir? Quais as etapas cruciais do projeto em questão? Bem, eu sugeriria algo como:

  • Estudo;
  • Brainstorm de trading ideas;
  • Teste de qualidade;
  • Acompanhamento do plano.

Cada uma destas árvores remete a cadeias de processos essenciais para que se chegue ao objetivo final. São formas de separar cada uma das etapas para se chegar ao objetivo desejado, com um detalhe a mais: Mobilidade dos itens e renovação contínua.

Como assim? É simples! Vamos supor que você está estudando uma determinada linha de abordagem estratégica, seja por um curso, livro ou material web. Na árvore de estudo, você vai elencar tudo o que está estudando, para que consiga ter sempre o foco de não parar no meio dos planos, e concluir as etapas de aprendizado necessárias.

Já as ideias que você tiver, principalmente em seus momentos mais criativos, após uma janela de estudo ou conversa produtiva com alguém, você elenca na árvore “Brainstorm de trading ideas” (Tempestade de ideias de trading) cada um dos possíveis setups que você achou interessantes e gostaria de testar. No momento em que seu teste sair do campo das ideias, e entrar em ação, você poderá simplesmente mover os galhos de uma árvore para outra, passando a trading idea para a etapa de teste de qualidade.

Testou a ideia? Passou em seu controle de qualidade? Espere só mais um pouco. Um trader só deve respeitar seu planejamento de parar a cada “x dias”, a depender do tipo de estratégia, para rever resultados e realocar recursos. Na árvore “acompanhamento”, você metrifica o que está operando e como está o resultado no dia-a-dia.

Trader mapa mental
Exemplo de plano de trading utilizando um mapa mental

Como ramificar seus pilares

A cada momento que uma ideia ou sacada parecer difícil demais de ser entregue, ou mesmo muito distante das suas possibilidades como trader, preste atenção! Não é a tarefa que é impossível, mas sim você que não a subdividiu em entregáveis palpáveis. Seu desafio será o de subdividir ao máximo o grupo, para que você tenha tarefas mais simples a realizar em uma sequência ordenada.

Gosto muito de organizar um mapa no formato de ordenação à direita. Isto porque, ao encontrarmos a versão mínima de uma tarefa, iremos focar nela, e tudo o que está à esquerda do mapa serve apenas para termos uma visão do todo, depois de fazermos o que gostaríamos. Crie uma cor de item que foge à regra, pois em alguns casos a ramificação não é entregável, mas sim um detalhamento de ideia. Desta forma, excluindo-se os itens coloridos, o extremo mais à direita possível de cada mapa é a tarefa. Está sentindo as coisas ficarem mais claras?

Agora, resta apenas estimar o tempo de cada item, estudo ou tarefa, e alinhar este compromisso em sua to do list. Aplicativos como o Evernote e o BeFocused podem ser grandes aliados ao te dar foco para se tornar um exímio executor, aumentando seu potencial como trader! Lembre-se que você deve separar janelas de tempo uniformes e independentes para cada árvore. Assim, você alimenta sua criatividade, coloca ideias no papel, materializa objetivos e acompanha métricas, sem pular etapas.

Renovando seus mapas

Não pense em um mapa como algo perpétuo, se não em algum momento, o número de ramificações, ao invés de te ajudar, pode te atrapalhar. Estabeleça um mapa para cada intervalo entre duas datas de revisão, em sua agenda que separa teste e execução. Após finda uma janela, você cria uma cópia do mapa, arquiva a versão completa em uma pasta do tipo “Mapas finalizados”, e nesta nova, retira os itens concluídos ou abandonados e insere novas ideias.

Ao fazer isto, você cria um background incrível para a sua curva de aprendizado e aprimoramento. Você verá que seu processo pessoal de disciplina e formação de convicções vencedoras atingirá um outro nível, além é claro de fazer o que parecia ser impossível em um ano, acontecer na prática em um mês!

Para concluir

Para maximizar a produtividade do seu dia-a-dia de trading, é absolutamente necessário separar o “eu planejador” do “eu executor”. Há uma série de etapas que, se praticadas da forma correta, tendem a trazer equilíbrio e maximização de resultados para o trader. E para te dar condições de implementar um processo como este seguindo o caminho mais eficiente, tenho um material para te recomendar: o eBook gratuito “Como Montar uma Estratégia de Sucesso na Bolsa de Valores”. Atenção: Não sei por quanto tempo este material continuará sendo disponibilizado gratuitamente. Então, aproveite e baixe agora mesmo no link abaixo.

Análise Técnica - Estratégia de Sucesso

Quero baixar o eBook “Como Montar uma Estratégia de Sucesso com Algoritmos”!

E para finalizar, eu teria o maior prazer em ver o seu comentário logo abaixo, para tirar dúvidas e pontuar observações adicionais. Assim, poderemos trocar ideias sobre este conteúdo, suas dúvidas e ideias. Este bate papo pode ser base para próximos vídeos. Ah, e não se esqueça de se inscrever no canal do Portal ALOQ no Youtube para ser notificado de cada nova matéria que eu postar. Nossa missão é ter sempre este bate-papo com você, de trader para trader.

 

Eu te vejo no próximo vídeo.